O QUE É ELLAONE®?
ellaOne® é uma pílula do dia seguinte, um medicamento também conhecido por “contracetivo oral de emergência” ou “pílula pós-coital”.
ellaOne® é utilizado para prevenir uma gravidez não planeada após uma relação sexual não protegida ou falha do método contracetivo1.

A QUEM SE DESTINA?

ellaOne® destina-se a qualquer mulher com potencial para engravidar, incluindo adolescentes1.

QUANDO USAR?

ellaOne® está indicado para a contraceção de emergência até 120 horas (5 dias) após uma relação sexual não protegida ou em caso de falha do método contracetivo1.

COMPOSIÇÃO

Cada comprimido contém 30 mg de acetato de ulipristal1.

APRESENTAÇÃO

Embalagem com 1 comprimido1.

SABER MAIS

ellaOne® atua inibindo ou adiando a ovulação caso esta ainda não tenha ocorrido. ellaOne® adia a ovulação até 5 dias, impedido a libertação de um óvulo e, por isso, a fecundação.
Não se pode prever o momento da ovulação, não existe um momento seguro para manter relações sexuais sem risco de engravidar1.

Para evitar uma gravidez não planeada ellaOne® deve ser tomado logo que possível e até 120 horas após a relação sexual não protegida ou falha do método contracetivo1.

ellaOne® não afeta a fertilidade. É provável um rápido retorno da fertilidade após o tratamento com ellaOne®.
ellaOne® não provoca o aborto. Não interrompe uma gravidez existente1.

ellaOne® é apenas para uso ocasional. Em nenhum caso deve substituir um método contracetivo regular.

INSTRUÇÕES

Caso haja vómitos nas 3 horas seguintes à toma de ellaOne®, deve ser tomado outro comprimido.
Após a utilização de ellaOne® deve usar-se um método de barreira fiável (preservativo) em todas as relações sexuais até ao próximo período menstrual.

No caso de o próximo período menstrual estar com um atraso superior a 7 dias, se o período menstrual tiver características anormais ou se houver sintomas que sugiram gravidez ou em caso de dúvida, deve ser feito um teste de gravidez.
Não é recomendada a utilização em mulheres com asma grave tratada por um glucocorticoide oral1.

Nome do Medicamento: ellaOne® 30 mg comprimido. Contendo 30 mg de acetato de ulipristal. Contém lactose Indicações terapêuticas: Contraceção de emergência até 120 horas (5 dias) após uma relação sexual não protegida ou em caso de falha do método contracetivo. Advertências e precauções especiais de utilização: O ellaOne® é apenas para uso ocasional. Não deve substituir um método contracetivo regular. O ellaOne® não se destina a uso durante a gravidez e não deve ser administrado por qualquer mulher que suspeite de gravidez ou que esteja grávida. Todavia, o ellaOne® não interrompe uma gravidez existente. O ellaOne® não evita a gravidez em todos os casos. O ellaOne® inibe ou adia a ovulação. Não é recomendada a utilização em mulheres com asma grave tratada por um glucocorticoide oral. Gravidez: O ellaOne® não se destina à utilização durante a gravidez e não deve ser tomado por nenhuma mulher em caso de suspeita de gravidez ou se souber que está grávida. O ellaOne® não interrompe uma gravidez existente. Amamentação: O acetato de ulipristal é excretado no leite materno. Não foi estudado o efeito em recém-nascidos/bebés. Não se pode excluir um risco para o lactente em amamentação. Fertilidade: É provável um rápido retorno da fertilidade após o tratamento com ellaOne® para contraceção de emergência. As mulheres devem ser aconselhadas a utilizar um método de barreira fiável para todas as relações sexuais posteriores até ao próximo período menstrual. Leia cuidadosamente as informações incluídas na embalagem e folheto informativo antes de utilizar este medicamento. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consulte o seu o médico ou o farmacêutico. Medicamento Não Sujeito a Receita Médica de Dispensa Exclusiva em Farmácia. Medicamento não comparticipado. Para mais informações contactar o titular de AIM:Titular de AIM: Laboratoire HRA Pharma, 15 rue Béranger, 75003 Paris, França, NIF: FR 67 420 792 582; Representante local: HRA Pharma Iberia, S.L., Sucursal em Portugal; Av. da Liberdade, 110, 1º, 1269-046 Lisboa; Portugal.
A Perrigo Portugal, lda. é responsável pela distribuição de ellaOne. O titular de autorização de mercado: Laboratoire HRA Pharma.
Resumo das características do medicamento ellaOne®. 2 Gemzell-Danielsson and Meng, Int. J. Women’s Health 2010:2 53–61.
ELA-WEB-0118-PT-167