O QUE É NIX?

Nix creme é um agente antiparasitário que contém permetrina a 1% p/p.

Nix creme está indicado no tratamento de infestações por piolho capilar (Pediculus humanus var. capitis)

A QUEM SE DESTINA?

Adultos, idosos e crianças com mais de 6 meses de idade.

QUANDO USAR?

Nix creme está indicado no tratamento de infestações por piolho capilar (Pediculus humanus var. capitis), devendo ser utilizado no tratamento das mesmas.

COMPOSIÇÃO

A substância ativa de Nix é a permetrina.

Os outros componentes são: álcool isopropílico, cloreto de estearalcónio, álcool cetílico, Ceteth-10, hidroxietilcelulose, gelatina, metilparabeno (E218), bálsamo do Canadá, perfume, propilparabeno (E216), propilenoglicol (E1520), amarelo sunset (E110), ácido cítrico anidro, água purificada.

APRESENTAÇÃO

Nix apresenta-se como um líquido de aspeto cremoso e de cor alperce. Cada frasco contém 59 ml de creme.

SABER MAIS

Não utilize Nix:

  • Se tem alergia à permetrina, a outras substâncias da mesma família da permetrina ou a qualquer outro componente deste medicamento.

 

Advertências e precauções:

  • Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Nix.
  • Nix creme não é irritante para os olhos, mas a sua aplicação deve ser feita com cuidado. Se houver, acidentalmente, qualquer contacto com os olhos, lave-os imediatamente com muita água.

 

Tome especial cuidado com Nix:

  • O efeito de Nix creme sobre os produtos artificiais de pintura e ondulação do cabelo ainda não foi formalmente estudado. Apesar de as queixas serem extremamente raras, aconselha-se a aplicação inicial de Nix creme numa madeixa do cabelo (por exemplo, nas pontas de alguns fios de cabelo) antes de ser aplicado sobre todo o cabelo. Nix creme pode ser utilizado normalmente por asmáticos, desde que não tenham tido problemas com a sua aplicação.

 

Os níveis de Permetrina não são afetados pelo cloro presente em piscinas, por isso, as atividades normais de natação podem continuar após o uso de Nix creme. Tal como para outros produtos utilizados no tratamento de infestações por piolho capilar, pode ocorrer resistência. Após uma semana o resultado do tratamento é verificado. Se forem encontrados piolhos ainda vivos, pode-se repetir o tratamento com o mesmo produto. Se após 14 dias, a infestação ainda estiver ativa, o melhor será trocar para outro produto, com uma substância ativa diferente.

 

Outros medicamentos e Nix:

  • Não são conhecidas interações entre o Nix e outros medicamentos.

 

Gravidez e amamentação:

  • Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico.
  • Gravidez: Não se efetuaram estudos em mulheres grávidas. Tal como acontece com a maioria dos medicamentos, Nix creme não deve ser aplicado durante a gravidez a não ser quando o potencial benefício do tratamento para a mãe excede o risco possível para o feto em desenvolvimento.
  • Amamentação: Não se sabe se o permetrina é excretado no leite humano. Embora se pense que a quantidade possivelmente excretada não represente qualquer risco para o lactente, deve ser considerada a suspensão do tratamento durante o aleitamento ou a interrupção temporária do aleitamento.

 

Crianças e idosos:

  • Crianças: Nix creme não deve ser aplicado em crianças com menos de 6 meses, a não ser sob indicação expressa do médico.
  • Idosos: Os mesmos efeitos que nos adultos Este medicamento contém metilparabeno e propilparabeno. Podem causar reações alérgicas (possivelmente retardadas). Este medicamento contém propilenoglicol. O propilenoglicol pode causar irritação cutânea. Este medicamento contém álcool cetílico. Pode causar reações cutâneas locais (por exemplo dermatite de contacto).

INSTRUÇÕES

Utilize este medicamento exatamente como está descrito no folheto informativo, ou de acordo com as indicações do seu médico ou farmacêutico.

 

Para aplicação tópica única.

Agite bem o frasco antes de usar.

O conteúdo de um frasco é suficiente para um cabelo de grossura normal e comprimento até aos ombros. Pode aplicar uma quantidade maior, mas não é provável ter de usar mais de 2 frascos numa única aplicação.

Adultos, idosos e crianças com mais de 6 meses de idade:

  1. Lave o cabelo com um champô neutro.
  2. Após o enxaguamento final, secar muito bem o cabelo com uma toalha até ficar apenas húmido. É necessário ter em atenção que retirar o excesso de água é fundamental para a eficácia do produto.
  3. Agitar bem o frasco e aplicar NIX no cabelo e couro cabeludo. Não esquecer de aplicar NIX atrás das orelhas e na nuca.
  4. Deixar o NIX actuar durante 10 minutos.
  5. Enxaguar o cabelo com muita água e, enquanto ainda estiver molhado, pentear com o pente de dentes finos incluído na embalagem, para tirar os piolhos e lêndeas mortos.
  6. Secar o cabelo como de costume.

 

Na maioria dos casos, uma única aplicação é suficiente para eliminar os piolhos capilares e para dar proteção durante duas semanas. Se necessário, o tratamento pode ser repetido 7 ou 14 dias depois.

Observação: Após o tratamento, os piolhos podem continuar a mexer-se/contorcer-se durante 24 horas. Isto é, geralmente, um sinal da paralisia induzida por Nix creme e não um sinal de ineficácia do tratamento.

NIX 10 mg/g creme, está indicado no tratamento de infestações por piolho capilar (Pediculus Humanus var. capitis). NIX Creme não é irritante para os olhos, embora se aconselhe a tomada de alguns cuidados na sua aplicação. Na eventualidade de qualquer contacto acidental com os olhos, estes devem ser imediatamente lavados com água abundante. NIX Creme pode ser utilizado normalmente por asmáticos, desde que não tenham tido problemas com a sua aplicação. O uso de luvas para evitar qualquer possível irritação nas mãos pode ser útil ao pessoal de enfermagem que aplica NIX Creme com alguma frequência. O efeito de NIX Creme sobre os produtos artificiais de pintura e ondulação do cabelo ainda não foi formalmente estudado. Apesar de as queixas serem extremamente raras, aconselha-se a aplicação inicial de NIX Creme numa madeixa do cabelo (por exemplo, nas pontas de alguns fios de cabelo) antes de ser aplicado sobre todo o cabelo e couro cabeludo. Leia cuidadosamente as informações constantes do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Data de revisão do texto: 02/2006.